1° Workshop da Iniciativa El Agua nos Une – SuizAgua Brasil

13/09/2019
COMPARTILHE

Na manhã do dia 03 de setembro de 2019, ocorreu o 1º Workshop da iniciativa "El Agua Nos Une – SuizAgua Brasil”, na FGV em São Paulo. O evento reuniu cerca de 40 pessoas, entre convidados externos e representantes das empresas membro do projeto - CBA, Klabin e Votorantim Cimentos - e contou com a presença de dois grandes especialistas na área de gestão de recursos hídricos: Albano Araújo e Marussia Whately (Aliança pela Água).


O principal objetivo do Workshop foi apresentar os avanços e compartilhar as experiências sobre cálculo da pegada hídrica dos produtos que vem sendo desenvolvido pelas empresas que fazem parte da Iniciativa El Agua nos Une. Além disso, os especialistas trouxeram uma visão geral do contexto nacional e as lacunas que ainda existem no Brasil. Albano apresentou o histórico da aplicação da pegada hídrica e a evolução dos métodos, reforçando que os números da pegada hídrica não devem ser comunicados de forma isolada; mas sim, serem utilizados para a gestão mais eficiente da água. Já Marussia chamou a atenção para a necessidade de maior integração entre os setores público e privado na gestão dos recursos hídricos, agenda esta que passa por questões como a cobrança pelo uso da água, pelo papel dos Comitês de Bacia e pela geração de informações que sejam úteis as diversos tomadores de decisão. Neste sentido, o projeto El Agua nos Une promove a pegada hídrica como uma ferramenta que traz a visão das cadeias de valor e dos diferentes impactos gerados nos locais de retirada e descarte de água. Por meio das interações entre empresas, consultorias, ONGs e academia, o evento possibilitou discussões importantes para o avanço desta agenda no Brasil.

Como próximos passos, as empresas darão continuidade aos seus projetos de pegada hídrica, que devem ser concluídos até o final do ano. No início de 2020, serão construídos os planos de redução da pegada hídrica a partir dos resultados dos estudos. Um segundo workshops deverá acontecer nesse momento, para compartilhar e co-construir as estratégias em conjunto com atores relevantes.